Moscou e Pequim concordaram em se opor conjuntamente a todas as formas de intimidação unilateral e promover a democratização das relações internacionais, disse o Ministério das Relações Exteriores da China nesta quarta-feira (22), após uma reunião, em Moscou, entre o diretor do Gabinete da Comissão Central de Relações Exteriores do Partido Comunista da China, Wang Yi, e o secretário do Conselho de Segurança da Rússia, Nikolai Patrushev.
"As partes discutiram a atual situação estratégica internacional e expressaram sua vontade de praticar conjuntamente o verdadeiro multilateralismo, opor-se a todas as formas de intimidação unilateral e promover a democratização das relações internacionais e a multipolaridade do mundo", diz um comunicado publicado no site oficial do ministério chinês.
Salienta-se que, durante a reunião, as partes concordaram em continuar a fortalecer a cooperação em formatos multilaterais e fazer mais esforços para melhorar a governança global.
Ambos os lados também enfatizaram a necessidade de manter resolutamente a paz e a estabilidade na região da Ásia-Pacífico e se opuseram à introdução da mentalidade da Guerra Fria e do confronto em bloco. Wang e Patrushev também trocaram opiniões sobre a questão ucraniana.