- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

China sobre as relações com a Rússia: 'Maduras e fortes como uma rocha'

© Sputnik / Serviço de imprensa do Ministério das Relações Exteriores da RússiaWang Yi, diretor do Gabinete da Comissão Central de Relações Exteriores do Partido Comunista da China
Wang Yi, diretor do Gabinete da Comissão Central de Relações Exteriores do Partido Comunista da China - Sputnik Brasil, 1920, 21.02.2023
Nos siga no
Os laços entre Pequim e Moscou são "sólidos como uma rocha" e resistirão a qualquer teste, assegurou nesta terça-feira (21) o diretor do Gabinete da Comissão Central de Relações Exteriores do Partido Comunista da China, Wang Yi.
"As relações sino-russas são maduras e fortes como uma rocha, elas resistirão ao teste da mudança da situação internacional", disse Wang em reunião com o secretário do Conselho de Segurança da Rússia, Nikolai Patrushev.
Presidentes da China e dos EUA, Xi Jinping (à esquerda) e Joe Biden, durante reunião bilateral à margem da cúpula do G20 na Indonésia, em 14 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 20.02.2023
Panorama internacional
'Nada do que vem acontecendo é normal': China e EUA podem entrar em uma guerra mundial?
O conselheiro de Estado também considera que a Rússia e a China atualmente "têm muitas boas oportunidades para continuar sua estreita cooperação estratégica".
Além disso, Wang enfatizou que compartilha totalmente da alta apreciação da colaboração estratégica entre Pequim e Moscou expressa por Patrushev.

"Estamos listados, com a Rússia [...], para defender eficazmente os interesses e a dignidade nacional e promover a cooperação para benefício mútuo em todas as áreas", sublinhou.

Por sua vez, Patrushev declarou que as relações entre a Rússia e a China são valiosas em si mesmas e não estão sujeitas ao ambiente externo.
Da mesma forma, Wang indicou que, devido às "condições de uma situação internacional em mudança, é muito importante e oportuno" coordenar tanto a agenda bilateral quanto os problemas internacionais e regionais.
Em segundo lugar, diplomaticamente, a Rússia e a China precisam desenvolver "novas etapas de cooperação estratégica de acordo com a situação em mudança".

"China e Rússia, como membros permanentes do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas [ONU], têm uma importante responsabilidade pela paz no planeta", registrou Wang.

Mundioka #197 - Sputnik Brasil, 1920, 21.02.2023
Mundioka
O que a China quer na América Latina?
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала