"A invasão norte-americana do Iraque ensinou uma lição à humanidade: a unipolaridade é perigosa. Vivenciamos as consequências em vários países, Iraque, Afeganistão, Líbia, onde uma abordagem colonial é evidente. O surgimento da multipolaridade nos dá esperança", disse Huanacuni, que chefiou o Ministério das Relações Exteriores da Bolívia em 2017-2018 durante a presidência de Evo Morales.
"A lição é que a mídia controlada pelo monopólio hegemônico produz falsidades, e nós devemos estar preparados para combatê-las. Nós na América Latina estamos sofrendo com isso – em 2019 o processo democrático foi interrompido na Bolívia e agora está acontecendo no Peru", acrescentou o ex-ministro.
"A hegemonia imperial [dos EUA] não terminou, o conflito na Ucrânia mostra isso, sendo promovido e apoiado pelos EUA e pela OTAN. O Iraque está em dívida. Ele foi devastado pela crise de governança interna. No momento, a OTAN e os EUA estão apoiando a Ucrânia, mas as consequências no futuro também podem ser dívidas e a perda da soberania por Kiev", concluiu Huanacuni.