"Gostaria de destacar a cooperação em esferas de alta tecnologia. Estamos falando de construção de aeronaves, engenharia mecânica, máquinas-ferramentas e pesquisa espacial. E também sobre tecnologias 'transversais' destinadas a criar produtos inovadores e fornecer serviços. Estou convencido de que a expansão da cooperação inovadora fortalecerá a soberania tecnológica da Rússia e da China", disse ele na reunião.
Mishustin também observou dar prioridade à cooperação para o investimento e acrescentou a natureza estratégica da parceria energética, que abrange todos os setores – gás natural, petróleo e produtos petrolíferos, carvão, eletricidade e o átomo "pacífico".
"Grandes projetos conjuntos de energia – Yamal LNG, Arctic LNG 2, planta gás-química de Amur e complexo de processamento de gás em Ust-Lug – são implementados com sucesso", disse Mishustin.
No complexo agroindustrial, é dada prioridade para garantir a segurança alimentar, a Federação da Rússia e a República Popular da China apoiam o projeto Novo Corredor de Grãos Terrestres, que garantirá o fornecimento de grãos, culturas de grãos e petróleo das regiões da Sibéria e do Extremo Oriente da Rússia para o mercado chinês, afirmou Mishustin.
Durante a reunião, o líder chinês convidou o primeiro-ministro russo Mikhail Mishustin para visitar a China o mais rápido possível e também observou que ontem (20) durante as negociações com presidente russo, já convidou Vladimir Putin para a China.
"Também lhe dou as boas-vindas, senhor primeiro-ministro, para visitar a China a seu bel-prazer, para que em breve estabeleça laços estreitos com o novo primeiro-ministro do Conselho de Estado, Li Qiang", disse Xi.
Ele observou a necessidade de continuar a prática de reuniões regulares entre os chefes de governo dos dois países.