Panorama internacional

EUA e resto do Ocidente precisam se esforçar para merecer a confiança da Rússia, diz Lavrov

A confiança da Rússia "custa caro", então Washington e Bruxelas precisam trabalhar duro para merecê-la. Se os países ocidentais decidirem abandonar a russofobia, só vai ser vantajoso para eles, disse nesta sexta-feira (24) o chanceler russo Sergei Lavrov.
Sputnik

"Além disso, nossa confiança [...] 'custa caro'. Washington e Bruxelas hoje precisam se esforçar para merecê-la", escreveu o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, em um artigo para a revista sociopolítica Razvedchik.

De acordo com o chanceler russo, se de repente os países ocidentais decidirem abandonar o curso russofóbico atual, optarem por uma cooperação igualitária com a Rússia, isso os beneficiará em primeiro lugar.
"No entanto, somos realistas e estamos cientes de que tal cenário é improvável no curto prazo," concluiu o chefe da diplomacia russa.
No final de fevereiro de 2022, o Ocidente escalou as sanções contra a Rússia por causa da operação especial russa na Ucrânia.
O presidente russo Vladimir Putin disse que a política de conter e enfraquecer a Rússia é uma estratégia de longo prazo do Ocidente, e que as sanções infligiram um sério golpe a toda a economia global.
Segundo ele, o principal objetivo do Ocidente é piorar a vida de milhões de pessoas.
Operação militar especial russa
Zelensky: 'Esforços globais ainda não são suficientes' para ajudar a Ucrânia e combater a Rússia
A Rússia declarou repetidamente que vai resolver todos os problemas que o Ocidente coloca ao país.
Comentar