Panorama internacional

Reino Unido se junta ao bloco comercial Indo-Pacífico, sendo a 1ª nação a aderir ao pacto desde 2018

O Reino Unido se junta a um bloco comercial Indo-Pacífico no final de quinta-feira (30), sendo o primeiro país a se juntar ao bloco desde sua formação em 2018, diz Politico.
Sputnik

"Os negociadores principais e altos funcionários dos países-membros concordaram, na quarta-feira [29], que o Reino Unido aceitou o grande desafio de aderir ao Acordo Integral e Progressivo de Parceria Transpacífica [CPTPP, na sigla em inglês]", diz a publicação.

O Reino Unido é a primeira nação a aderir ao pacto desde que ele foi estabelecido em 2018.
A adesão do Reino Unido significa que ele "se alinhará às normas sanitárias e fitossanitárias do bloco, bem como às disposições sobre resolução de disputas entre investidor e Estado".
O artigo observa também que o pedido de adesão da China é o próximo na fila de espera.
Panorama internacional
Como AUKUS divide a Ásia, para que serve e a que levará? Especialistas explicam

Sobre o bloco comercial Indo-Pacífico

O Acordo Abrangente e Progressivo de Parceria Transpacífica (CPTPP, na sigla em inglês), também conhecido como TPP11 ou TPP-11, é um acordo comercial entre Austrália, Brunei, Canadá, Chile, Japão, Malásia, México, Nova Zelândia, Peru, Cingapura e Vietnã.
Ela evoluiu da Parceria Transpacífica, que nunca foi ratificada devido à retirada dos Estados Unidos.
Os 11 signatários combinam economias que representam 13,4% do produto interno bruto global, de aproximadamente US$ 13,5 trilhões (R$ 69,7 trilhões), tornando o CPTPP uma das maiores áreas de livre comércio do mundo por seu PIB.
Panorama internacional
NYT: aflição está fazendo Ásia se armar para guerra que espera evitar
Comentar