Panorama internacional

Moscou: Rússia fortalecerá potencial militar no noroeste diante da adesão dos finlandeses à OTAN

A Rússia fortalecerá seu potencial militar no oeste e noroeste como resposta à adesão da Finlândia à OTAN, disse o vice-ministro das Relações Exteriores, Aleksandr Grushko, à Sputnik, nesta segunda-feira (3).
Sputnik

"Algumas das medidas já foram anunciadas. Fortaleceremos nossas capacidades militares nas direções oeste e noroeste. Em caso de destacamento de forças e ativos de outros membros da OTAN no território da Finlândia, tomaremos medidas adicionais para garantir a segurança militar confiável da Rússia", disse o diplomata à agência.

A Finlândia aderirá à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) em 4 de abril e sua bandeira será hasteada na sede da aliança em Bruxelas, anunciou o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, na segunda-feira (3).
Em 2 de abril, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, aprovou a decisão do parlamento do país de ratificar a candidatura da Finlândia à OTAN. A Turquia foi o último país do bloco a aprovar o pedido devido às suas reservas em relação ao apoio da Finlândia ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK, na sigla em curdo), considerado terrorista pela Turquia.
Panorama internacional
Países ocidentais falharam em seus esforços para isolar a Rússia do mundo, diz membro da UE
Comentar