As autoridades do Ministério da Defesa da Coreia do Sul, relataram que a Coreia do Norte não respondeu às chamadas telefônicas regulares pelo terceiro dia consecutivo por razões ainda desconhecidas, noticiou no domingo (9) a agência sul-coreana Yonhap.
Oficiais militares sul-coreanos disseram que tentaram contatar seus homólogos norte-coreanos no domingo (9) através de uma linha militar dedicada às 09h00 e às 16h00, horário local (21h00 e 04h00, horário de Brasília, respectivamente), mas não receberam resposta.
Os dois países comunicam rotineiramente duas vezes ao dia através de linhas diretas militares e linhas de ligação transfronteiriças. No entanto, segundo Seul, Pyongyang deixou de responder às chamadas desde sexta-feira (7).
A suspensão dos contatos acontece em meio a tensões na península coreana após os recentes testes de armas da Coreia do Norte em resposta a exercícios militares conjuntos entre as Forças Armadas dos EUA e da Coreia do Sul.
No domingo (9) a agência norte-americana Bloomberg relatou que uma situação semelhante ocorreu em agosto de 2017, quando Pyongyang ignorou um pedido de conversações militares com Seul, poucos dias antes de realizar um teste de míssil balístico que sobrevoou o Japão. Ao mesmo tempo, tais ações nem sempre são resultado da tensão entre os dois países, como em junho de 2022, quando a Coreia do Norte não respondeu a uma chamada direta regular por possíveis falhas técnicas causadas por fortes chuvas.