Panorama internacional

Moscou: planos nucleares dos EUA e Coreia do Sul têm caráter desestabilizador

A Rússia pede que Washington abandone as medidas que prejudicam a estabilidade estratégica, em relação ao planejamento nuclear dos EUA e da Coreia do Sul, disse a representante oficial do Ministério das Relações Exteriores russo, Maria Zakharova.
Sputnik

"Prestamos atenção aos relatos de um acordo entre os EUA e a Coreia do Sul sobre o planejamento conjunto para o uso de armas nucleares. Esse desenvolvimento dos eventos tem um caráter claramente desestabilizador e terá sérias implicações negativas para a segurança regional, com uma projeção na estabilidade global", diz o comunicado do ministério.

Panorama internacional
Coreia do Sul está pronta para abrir mão de armas nucleares pela promessa de segurança dos EUA?
O Ministério das Relações Exteriores comparou as ações dos EUA e de seus aliados na Ásia com as das forças da OTAN, acrescentando que o desenvolvimento de tais planos não levará a um resultado positivo.

"Apelamos aos EUA e seus aliados, que, na busca de uma superioridade militar definitiva, estão implementando toda uma gama de programas militares que prejudicam a estabilidade estratégica global, que parem de agitar a situação e abandonem as medidas que levam ao enfraquecimento do nível geral de segurança de todos os Estados", enfatizou o Ministério das Relações Exteriores da Rússia.

Panorama internacional
China reage à fala de Biden sobre Coreia do Norte e diz que EUA 'aumentam tensões deliberadamente'
Na quarta-feira (26), Estados Unidos e a Coreia do Sul divulgaram o texto da "Declaração de Washington", assinada por ambos os países para "fortalecer a dissuasão e a resposta ao comportamento escalonado da Coreia do Norte", segundo o presidente Joe Biden.
Biden também disse que um ataque nuclear de Pyongyang "contra os EUA ou seus aliados ou parceiros é inaceitável e resultará no fim de qualquer regime que tome tal ação", conforme noticiado.
Comentar