Nesta terça-feira (23), os Estados Unidos anunciaram novas sanções à Coreia do Norte relacionadas a milhares de trabalhadores do setor de tecnologia da informação, cujo trabalho, supostamente, ajuda a financiar armas de destruição em massa e programas de mísseis, disse o Departamento do Tesouro.
"A ação de hoje [23] continua a destacar as extensas operações ilícitas cibernéticas e de trabalhadores de TI norte-coreanos que financiam as armas ilegais de destruição em massa e os programas de mísseis balísticos do regime", disse Brian Nelson, subsecretário do Tesouro para Terrorismo e Inteligência Financeira dos EUA em um comunicado citado pela Reuters.
Um indivíduo, Kim Sang Man, e a Chinyong Information Technology Cooperation Company, com sede em Pyongyang, foram sancionados em conjunto por Washington e pela Coreia do Sul em relação às suas atividades de trabalho de TI, disse o Tesouro.
O Departamento de Estado dos EUA alertou que a contratação de trabalhadores de TI norte-coreanos também poderia levar a incidentes de roubo de propriedade intelectual.