Panorama internacional

Putin: Rússia vai reforçar 'por todos os meios' seus laços com América Latina, Ásia e África

A Rússia valoriza suas relações amigáveis com muitos países e vai fortalecer esses laços, declarou o presidente russo Vladimir Putin durante o seu discurso no XI Encontro Internacional de Representantes responsáveis por questões de segurança.
Sputnik
"Apreciamos muito o fato de a Rússia ter muitos aliados e parceiros em diferentes regiões e continentes. Sinceramente valorizamos as relações historicamente fortes, amigáveis e verdadeiramente confiáveis com países da Ásia, África e América Latina. E vamos fortalecê-las por todos os meios", disse Putin.
A crescente instabilidade no mundo é acompanhada por tentativas de tirar proveito unilateral das crises de energia e alimentos provocadas por vários países ocidentais, observou o líder russo.
Panorama internacional
BRICS: por que cada vez mais Estados declaram interesse em se juntar ao grupo?
A situação internacional está sendo caracterizada pelo aumento da instabilidade, em grande parte devido ao desejo de certos países e associações de manter seu domínio, ignorando completamente a soberania e os interesses de outros países, observou ele em uma mensagem de vídeo.
"Tudo isso tem sido acompanhado por um aumento de potencial militar, interferência descarada nos assuntos internos dos países e tentativas de tirar proveito unilateral das crises energética e alimentar provocadas por vários Estados ocidentais", frisou líder russo.
Putin expressou confiança de que a Rússia e seus aliados alcançarão um mundo mais justo, ficando inevitavelmente a ideologia da exclusividade, muito parecida com o sistema neocolonial, no passado.
"Tenho certeza de que juntos alcançaremos um mundo mais justo e multipolar. E a ideologia do excepcionalismo, assim como o sistema neocolonial que permitia a exploração dos recursos do mundo inteiro, ficará inevitavelmente no passado", ressaltou ele.
Comentar