Panorama internacional

'Pretendo falar com Putin novamente no momento certo', diz chanceler alemão

O chanceler alemão Olaf Scholz informou sobre os planos para, no momento oportuno, manter conversações com o presidente russo Vladimir Putin e discutir o conflito na Ucrânia. A última vez que Scholz e Putin falaram ao telefone foi em 2 de dezembro de 2022, e a conversa durou uma hora.
Sputnik
Em uma entrevista para Kolner Stadt-Anzeiger, Olaf Scholz foi perguntado se ele estava em contato com o presidente da Rússia.

"Já faz muito tempo desde que fiz meu último telefonema. Mas pretendo falar com Putin novamente no momento certo", disse Scholz.

Ao mesmo tempo, o chanceler alemão observou que a Alemanha vai continuar a apoiar a Ucrânia. Ao fazê-lo, sublinhou a sua intenção de fazer tudo para evitar um conflito direto entre a OTAN e a Rússia.
Conversas telefônicas entre Olaf Scholz e Vladimir Putin foram realizadas pela última vez em 2 de dezembro do ano passado. Em janeiro de 2023, o governo alemão anunciou que não tinha intenção de recusar o contato com a Rússia.
Em fevereiro, a mesma posição foi expressa pelo próprio chanceler. Olaf Scholz observou pretender continuar os contatos com Vladimir Putin, apesar da diferença de opinião sobre a operação militar especial na Ucrânia.
Por sua vez, no Kremlin, o porta-voz do presidente russo, Dmitry Peskov, respondendo à pergunta se Vladimir Putin está pronto para se comunicar com o chanceler alemão Olaf Scholz, declarou que não sabe sobre as intenções do político alemão de chamar o líder russo, mas é necessário manter o diálogo e Putin está aberto a conversações para proteger os interesses da Rússia.
Panorama internacional
Apesar de declarações anti-Pequim, G7 seguirá fazendo investimentos na China, segundo Scholz
Comentar