Panorama internacional

Stoltenberg: Suécia cumpriu seus compromissos para aderir à OTAN

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Jens Stoltenberg, disse, após conversas na Turquia com o presidente Recep Tayyip Erdogan, que a Suécia cumpriu todas suas obrigações para aderir à aliança.
Sputnik
"A Suécia deu passos para cumprir suas obrigações, a nova legislação sobre a luta contra o terrorismo entrou em vigor há alguns dias", afirmou hoje (4) o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, após ter se reunido na Turquia com o presidente turco Recep Tayyip Erdogan.
De acordo com ele, a Turquia, a Finlândia e a Suécia assinaram um memorando trilateral que preparou o caminho para o ingresso na OTAN na cúpula de Madri.
Segundo Stoltenberg, o memorando inclui o estabelecimento de um mecanismo permanente para fortalecer a cooperação entre a Turquia, a Finlândia e a Suécia, especialmente na área de combate ao terrorismo.
Panorama internacional
Joe Biden destruirá a OTAN apaziguando a Turquia por causa da Suécia?
"Hoje eu combinei com o presidente da Turquia Erdogan que se realizaria um novo encontro [...] na semana a partir de 12 de junho", especificou o secretário-geral.
Antes do início de 2023, 28 dos 30 países da OTAN haviam ratificado as candidaturas sueca e finlandesa. Entretanto, a Hungria e a Turquia desejaram considerar a candidatura sueca separadamente da finlandesa.
Na noite de 31 de março, foi finalizada a ratificação da candidatura finlandesa à Aliança Atlântica por todos os membros. A candidatura sueca ainda não recebeu a aprovação da Hungria e da Turquia.
Panorama internacional
Secretário de Estado dos EUA pressionará Hungria e Turquia a ratificar adesão da Suécia à OTAN
Comentar