Os EUA têm cerca de 150 ogivas nucleares instaladas em bases aéreas na Alemanha, Bélgica, Itália, Países Baixos e Turquia, sem nenhum anúncio oficial, disse Alicia Sanders-Zakre, coordenadora de política e pesquisa da Campanha Internacional para a Abolição de Armas Nucleares (ICAN, na sigla em inglês).
"Portanto, embora não haja qualquer confirmação ou negação pública da instalação de armas nucleares dos EUA na Europa, sabemos que as armas nucleares [dos EUA] estão instaladas em cinco países da Europa: Alemanha, Bélgica, Países Baixos, Itália e Turquia. Especialistas independentes estimam que cerca de 150 ogivas estão instaladas em bases aéreas dos EUA nesses países", disse ela em uma reunião com jornalistas credenciados pela ONU.
Sanders-Zakre acrescentou que a organização está extremamente preocupada com a instalação de armas nucleares em qualquer país da Europa.
A história já demonstrou, como na Crise dos Mísseis de Cuba de 1962, a instalação de armas nucleares é um ponto de partida em potencial que pode aumentar o risco de uma guerra nuclear, enfatizou ela.
A ICAN é uma ONG internacional criada em 2007. Seu objetivo é promover a aprovação e a implementação do Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares. A organização ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 2017.