A situação atual em torno do acordo de grãos não inspira otimismo quanto à sua extensão para além da próxima segunda-feira (17), disse à Sputnik uma fonte sobre as negociações em torno da Iniciativa de Grãos do Mar Negro.
"Hoje, não há otimismo", apontou a fonte em resposta a uma pergunta sobre tal eventualidade.
Questionado sobre a possibilidade de negociações entre os presidentes da Turquia e da Rússia sobre esse assunto, a fonte respondeu que "até o momento, essa continua sendo a única esperança".
"Nossa prática mostra que são as negociações entre os dois líderes que podem mudar a situação, e o atual período difícil não é exceção. O sr. presidente [turco Recep Tayyip Erdogan] declarou essa intenção [de manter conversações com seu homólogo russo Vladimir Putin], esperamos um resultado positivo", sublinhou.
Erdogan disse anteriormente que espera conversar com Putin sobre o acordo, tanto por telefone quanto pessoalmente. O líder turco também disse que Ancara espera que o acordo seja renovado pelo menos a cada três meses, e por dois anos no total.
Dmitry Peskov, porta-voz presidencial da Rússia, informou à Sputnik no sábado (8) que ainda não há certeza sobre uma reunião entre Putin e Erdogan, e que os planos do presidente russo no momento não incluem uma conversa telefônica com o líder turco.
Na quarta-feira (5) Peskov afirmou que a Rússia anunciaria sua decisão sobre o acordo de grãos no momento oportuno. Ao mesmo tempo, ele sublinhou que a parte dos acordos referente às exportações russas ainda não foi cumprida e que, por isso, não há motivos para estender o acordo.