Panorama internacional

Turquia pretende criar rede de distribuição de gás natural como as de Londres e Hamburgo

A Turquia espera criar uma rede de distribuição de gás natural semelhante às de Londres e Novo Hamburgo e pretende discutir o plano com a Rússia, disse o presidente turco Recep Tayyip Erdogan.
Sputnik
"Durante nossa reunião com Putin [em Sochi, na segunda-feira (4)], discutimos o setor de energia. Implementaremos vários projetos de transporte de energia para a Europa e para todo o mundo através do território do nosso país. Com o estabelecimento de uma rede de distribuição de gás na Turquia, haverá progresso na transmissão e na fixação de preços da energia", disse o líder turco aos repórteres no avião ao retornar de Sochi.

"Declaramos que transformaremos nosso país em um centro de energia criando a infraestrutura e as instalações necessárias para esse fim. Graças aos investimentos dos últimos anos, transformaremos nosso país em uma base de gás importante para a geografia regional. Passo a passo, estamos nos aproximando de nossa meta de transformar a Turquia no centro da região e, depois, da energia mundial", ecrescentou ele.

Ancara tenciona consolidar a cooperação turco-russa no domínio da energia mutuamente vantajosa, no interesse de ambos os países.
Panorama internacional
Turquia nomeia sugestões para um novo acordo de grãos e a Rússia diz que as provisões não são novas
"No que diz respeito à Turquia, propomos um plano diferente nessa questão. Assim como nosso centro financeiro em Istambul, temos um plano para estabelecer uma rede de distribuição de gás natural semelhante às redes estabelecidas em Londres e Hamburgo para determinados tipos de negócios. Discutiremos esse plano com a Rússia. Queremos transformar nosso país em um centro desse tipo fora da [região turca de] Trácia", segundo o líder turco.
Planejamos criar uma rede desse tipo não apenas para o gás natural, mas também para energia e mineração. Queremos criar um centro com uma ampla gama de objetivos. Queremos que todos que queiram trabalhar com energia, gás e mineração venham para esse centro. Podemos criar essa rede em um dos blocos do nosso centro financeiro em Atasehir [em Istambul]", de acordo com ele.
Comentar