Panorama internacional

Kremlin diz que Putin não precisa se reunir com líderes do G20

Porta-voz do Kremlin diz que, no momento, a reunião com líderes do G20 não acrescentaria nada de construtivo à agenda de Moscou.
Sputnik
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que o presidente russo, Vladimir Putin, não precisa se reunir com líderes dos países do G20, já que tal reunião, no momento, não acrescentaria nada de construtivo à agenda de Moscou.

"Putin, no momento, não precisa se reunir com essas pessoas, porque essa reunião não acrescentaria nada de construtivo à nossa agenda", disse Peskov.

A afirmação de Peskov foi uma resposta a um questionamento sobre a recente declaração do primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, na Câmara dos Comuns após a conferência do G20 na Índia, quando sugeriu que Putin não tem coragem de se reunir com seus colegas do G20.
Panorama internacional
O 'consenso de Nova Deli': a reunião do G20 na Índia e as marcas da inauguração de uma era
Peskov acrescentou que a agenda internacional de Putin pode ser descrita como agitada e que as reuniões são realizadas nas áreas que são construtivas e de interesse da Rússia.
"Quando chegar a hora de nos encontrarmos com os senhores mencionados, isso certamente será feito", acrescentou Peskov.
A próxima cúpula do G20 será realizada em 2024, no Brasil, que assumiu a presidência do bloco. Nesta segunda-feira (11), o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, disse que pretende convidar Putin e o presidente da China, Xi Jinping, para a cúpula.
Comentar