Taiwan relatou na quinta-feira (9) que estava monitorando de perto uma formação naval chinesa liderada pelo porta-aviões Shandong enquanto ela navegava pelo estreito de Taiwan, informa a agência francesa AFP.
O Shandong entrou na tarde de quarta-feira (8) "navegando de sul para norte ao longo do oeste da linha mediana do estreito", anunciou o Ministério da Defesa taiwanês em um comunicado.
"A partir das 08h00 de hoje [21h00, no horário de Brasília], ele continuou navegando em direção ao norte pelas águas do norte", disse o comunicado, acrescentando que as Forças Armadas de Taiwan têm estado monitorando o grupo de ataque de perto e encarregaram as forças apropriadas para responder.
A última passagem do Shandong pelo estreito de Taiwan ocorreu depois que a China disse que suas tropas estavam "em alerta máximo constante" devido à recente passagem pela sensível hidrovia de navios de guerra dos EUA e do Canadá.
Embora Taiwan não tenha declarado formalmente a independência, a presidente Tsai Ing-wen declarou que ele já é independente, enquanto a China considera Taiwan uma província renegada que um dia se reunificará com o território continental.