"Enquanto isso, o Ocidente tem perdido aliados entre os países não alinhados. As ex-colônias africanas da França estão em revolta. A UE perdeu o Oriente Médio. Os EUA perderam partes da América Latina. Estas eram parcerias estratégicas", relata o jornalista.
Ressalta-se que a China se tornou o maior investidor no Chile. "A China e a Rússia têm estado muito ativas em África. Já não estão jogando na nossa equipe."
O jornalista acrescentou que Vladimir Putin encontrou no líder chinês um "parceiro" na luta contra os EUA e seus aliados. Munchau observou que uma das razões para o fracasso da diplomacia ocidental foi a política de sanções: causou uma reação negativa não apenas nos países que foram sancionados, mas também em Estados do Sul Global.
O observador acrescentou que as medidas antirrussas não apenas afastam outros países do Ocidente, mas também não funcionam: em particular, os tetos de preços de petróleo se mostraram ineficazes, destacou Munchau.
De acordo com ele, a "arrogância e ignorância" ocidentais podem levar à derrota em todas as frentes: na Ucrânia, em Israel e na luta econômica contra a China.