"Hoje chegamos à reta final das discussões sobre o roteiro. Há acordos fundamentais nas negociações com colegas russos e a possibilidade de, até ao final do ano, termos os passos específicos na implementação do projeto", disse um interlocutor da delegação à Sputnik.
No sábado, o vice-primeiro-ministro da Rússia, Aleksandr Novak, havia informado que a delegação turca pretendia visitar São Petersburgo para se familiarizar com o desenvolvimento do roteiro do projeto conjunto.
"Expressamos essa intenção nas negociações com os colegas russos. O acordo está atualmente em curso, mas a princípio [a reunião] será na primeira quinzena de dezembro", disse a fonte.
Em setembro de 2023, em reunião com o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, em Sochi, o presidente russo, Vladimir Putin, declarou que expectativa era de que as negociações seriam concluídas em breve. Ele voltou ao tema em seu discurso na Semana da Energia Russa (REW), em outubro passado, ao abordar a criação de uma plataforma de comércio eletrônico na Turquia.
Em outubro de 2022, Putin declarou que o país poderia redirecionar o volume de gás que agora não consegue fornecer por meio dos gasodutos Nord Stream 1 (Corrente do Norte 1) e Nord Stream 2 (Corrente do Norte 2) para a região do mar Negro, criando um centro de gás para a Europa na Turquia.
A parceria busca tornar o hub de gás na Turquia uma plataforma de abastecimento para outros países, principalmente para a Europa, bem como para determinação dos preços do gás.
Parceria comercial Rússia-Turquia só aumenta
O governo russo publicou dados que revelam grande aumento nas trocas comerciais entre os dois países entre janeiro e outubro de 2023 em relação ao mesmo período de 2022. O comércio entre a Rússia e a Turquia quase dobrou em relação ao ano anterior entre janeiro e outubro de 2023, informou o serviço de imprensa do governo russo.
"De janeiro a outubro de 2023, o volume de negócios do comércio russo-turco cresceu 49,8% em comparação com o mesmo período do ano passado", disse o comunicado.