Biden enfrenta baixa popularidade
"Há várias ações jurídicas contra Trump que poderiam levá-lo até a não poder tomar posse ou se tornar inelegível, impedindo sua candidatura. Mas a grande questão é até que ponto o Judiciário americano quer interferir no processo eleitoral. O estado do Colorado já decidiu que ele não pode ser candidato lá, mas ainda é incerto saber se a iniciativa que encheu muita gente de esperança vai colar", afirma.
Putin vai disputar reeleição na Rússia
"Acredito que ele esticou muito a corda para vir mais ajuda norte-americana e europeia, e parece que está cessando. Chegam menos recursos, armas de terceira mão, e tem toda a questão na Palestina que tirou de cena a Ucrânia, o que é ruim para ele […]. O Zelensky foi eleito como antipolítico, era um comediante, mas em um país em conflito tudo isso muda", argumenta.
Qual é a maior democracia do mundo?
"Em 2024 a gente vai ter esse mundo, que antes era unipolar, se transformando cada vez mais em multipolar. Nesse cenário de transição e mudança, essas eleições serão muito importantes, porque vão reverberar as mudanças que estão acontecendo em todo o curso, no ordenamento das grandes potências no sistema internacional", finaliza o professor da UFF.