Panorama internacional

Com ratificação da Turquia à Suécia na OTAN, Biden insta Congresso para venda dos F-16 'sem demora'

O presidente dos EUA, Joe Biden (C/R), e o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, ladeados por suas respectivas delegações, observam durante uma reunião bilateral à margem da cúpula da OTAN no centro de congressos Ifema, em Madri, em 29 de junho, 2022
Avanço nas tratativas para ingresso sueco na aliança feito pela Turquia requentaram as negociações para aprovação da arrastada venda dos caças F-16 a Ancara, ação "estacionada" no Congresso estadunidense por quase três anos.
Sputnik
Na quarta-feira (24), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, enviou uma carta aos líderes dos principais comitês do Congresso informando de sua intenção para iniciar o processo formal de notificação à venda dos aviões F-16 para a Turquia assim que Ancara concluir o processo de adesão da Suécia à OTAN.
Na carta aos principais membros dos comitês de Relações Exteriores do Senado e de Relações Exteriores da Câmara dos Representantes, Biden instou o Congresso a aprovar a venda "sem demora", disse uma autoridade norte-americana, segundo o portal Euractiv.
No documento, pede-se a venda dos F-16 e kits de modernização por US$ 20 bilhões (R$ 98,2 bilhões) para a Turquia. Desde 2021 que Ancara tenta fechar a compra, mas encontrou bastante resistência de legisladores norte-americanos.
Aeronaves F-16 da Turquia chegam ao Azerbaijão para os exercícios militares conjuntos TurAz Qartal-2020, em 30 de julho de 2020.
EUA não entregam à Turquia caças F-16 já pagos, critica Erdogan
A liberação para entrada de Estocolmo na Aliança Atlântica acabou sendo uma moeda de troca entre os dois países após o pedido do ingresso sueco em 2022.
No entanto, o senador Chris Van Hollen, um democrata que faz parte da comissão do Senado, lançou algumas dúvidas sobre uma aprovação rápida, dizendo que os legisladores precisam de garantias da administração Biden e da Turquia primeiro.

"Durante grande parte do tempo em que o presidente [Recep Tayyip] Erdogan esteve no cargo, a Turquia tem sido um aliado infiel da OTAN – portanto esta é uma notícia bem-vinda", afirmou Van Hollen à mídia.

O embaixador dos EUA na Turquia, Jeff Flake, disse que Erdogan possivelmente dará uma aprovação final sobre a adesão sueca dentro de dias, desencadeando passos rápidos para que o Congresso dos EUA endosse a venda dos F-16 para Ancara.
"Não vejo razão para que, tendo o parlamento atuado aqui, a Turquia espere. Então eu espero que assim que isso for transmitido a Washington, a notificação do Congresso [das vendas do F-16] aconteça. O presidente aqui precisa assiná-lo e depois o instrumento precisa ser transmitido a Washington. Assim que isso acontecer, esperamos que a notificação aconteça. E a notificação oficial acontecerá", disse Flake citado pela Reuters.
O parlamento turco ratificou a candidatura da Suécia à adesão à OTAN na terça-feira (23), eliminando um grande obstáculo à expansão da aliança militar ocidental após 20 meses de atraso, conforme noticiado.
Comentar