As forças ucranianas perderam mais de 785 efetivos nos últimos sete dias nas direções de Zaporozhie e Kherson, segundo o Ministério da Defesa da Rússia.
Ele comunicou na sexta-feira (26) que as perdas de equipamento do adversário incluíram 47 veículos militares, dois sistemas lançadores de foguetes Grad e seis peças de artilharia de campanha.
"Na direção de Donetsk, as ações competentes das unidades do agrupamento de tropas Yug [Sul] melhoraram a situação ao longo da linha de frente e repeliram 12 ataques inimigos", disse o ministério, acrescentando que foram eliminados mais de 1.960 combatentes, 75 veículos militares (incluindo um tanque Leopard) e lançadores de foguetes MLRS, Himars e Grad ucranianos, entre outros.
Enquanto isso, na direção a sul de Donetsk, o agrupamento de tropas Vostok (Leste) eliminou até "745 militares, 26 veículos e 14 peças de artilharia de campanha", continuou o órgão militar russo.
Por sua vez, nas direções de Kupyansk e Krasny Liman, as baixas ucranianas às mãos das forças russas na última semana, que incluíram os agrupamentos de tropas Zapad (Oeste) e Tsentr (Centro), chegaram a mais de 2.310 efetivos, 116 veículos militares e 23 peças de artilharia de campanha. Foram ainda repelidos 60 ataques inimigos, relatou o Ministério da Defesa da Rússia.
Segundo ele, entre sábado (20) e sexta-feira (26) ainda se renderam 35 soldados ucranianos e foram executados com sucesso 13 ataques de grupo de drones contra "instalações do complexo militar-industrial ucraniano que produzem barcos não tripulados, munição, mísseis e componentes", o mesmo aconteceu com "arsenais, infraestrutura de aeródromos militares, bases de combustível e pontos de destacamento temporário de mercenários estrangeiros".
"Os meios de aviação e defesa antiaérea durante a semana derrubaram uma aeronave Su-25 da Força Aérea da Ucrânia, destruíram seis mísseis de cruzeiro Storm Shadow, quatro mísseis táticos Tochka-U, 28 foguetes de sistemas de lançamento múltiplo de foguetes Himars e Vampire, bem como 361 veículos aéreos não tripulados", diz a declaração.
Ela detalhou que foram atingidos quatro lançadores de sistemas de mísseis antiaéreos, incluindo dois Patriot, um SAMP-T, um IRIS-T e seus três radares, além de um radar de um sistema de mísseis antiaéreos S-300 e seis depósitos de campanha de munição das Forças Armadas ucranianas, que foram atingidos pela aviação tático-operacional, drones, forças de mísseis e artilharia.
No total, durante a realização da operação militar especial, foram destruídos 568 aviões, 265 helicópteros, 11.255 veículos aéreos não tripulados, 455 sistemas de defesa antiaérea, 14.800 tanques e outros veículos blindados de combate, 1.210 lançadores múltiplos de foguetes, 7.871 peças de artilharia de campanha e morteiros e 17.891 unidades de veículos militares especiais ucranianos, resumiu o Ministério da Defesa da Rússia.