As Forças Armadas da Ucrânia sofreram 120 baixas nas últimas 24 horas na direção de Krasny Liman, detalhou neste domingo (28) o Ministério da Defesa da Rússia.
Segundo o comunicado, durante as hostilidades, que envolveram o agrupamento de tropas russas Tsentr (Centro), foram eliminados, além de até 120 militares ucranianos, cinco veículos militares, um sistema de artilharia autopropulsado Akatsiya e um obuseiro D-20. Os militares russos repeliram ainda três ataques do adversário.
Nas direções de Kupyansk e Zaporozhie, área de atuação do agrupamento de tropas russas Zapad (Oeste), as perdas ucranianas foram de até 150 efetivos, nove veículos militares, um obuseiro D-30 e um sistema de artilharia autopropulsado Gvozdika, tendo sido repelidos seis ataques, do Exército ucraniano, sublinhou o órgão militar.
Enquanto isso, as forças russas do agrupamento de tropas Vostok (Leste) destruíram até 135 combatentes, 8 veículos militares, um lançador múltiplo de foguetes Grad e um obuseiro D-30 ucranianos nas direções de Donetsk e a sul de Donetsk, continuou a declaração.
Já na direção de Donetsk os soldados russos, incluindo o agrupamento de tropas Yug (Sul), eliminaram até 330 combatentes adversários, sete veículos militares, um sistema de artilharia autopropulsada Gvozdika, uma estação de guerra eletrônica e rechaçararam três ataques.
As forças de mísseis e artilharia russas, além das unidades de drones, foram responsáveis pela aniquilação de armazéns de munição e combustível do adversário nas regiões de Dnepropetrovsk e Zaporozhie, enquanto os sistemas de defesa antiaérea atingiram três foguetes Himars e Uragan e 28 drones nas repúblicas populares de Lugansk e Donetsk e nas regiões de Kherson e Carcóvia.
No total, durante a realização da operação militar especial, foram destruídos 568 aviões, 265 helicópteros, 11.311 veículos aéreos não tripulados, 456 sistemas de defesa antiaérea, 14.814 tanques e outros veículos blindados de combate, 1.211 lançadores múltiplos de foguetes, 7.887 peças de artilharia de campanha e morteiros e 17.990 unidades de veículos militares especiais ucranianos, resumiu o Ministério da Defesa da Rússia.