"[O convite] é um gesto estratégico de política internacional. [...] A agenda de política externa brasileira sempre foi muito ativa na construção de passos multipolares e na proposta de uma governança global que não esteja centralizada em uma grande potência mundial, esse é o jogo político internacional do Brasil – diálogo com múltiplas potências para ativar a esfera política multipolar", afirmou Rodrigues à Sputnik.
Reativar o Brasil
"Não só o Brasil, mas em muitos outros países, o enfraquecimento da industrialização é muito grave. Muitas nações têm se convertido cada vez mais em países agrários-exportadores. Um país como o Brasil, que já teve a indústria como um dos seus principais componentes do produto interno bruto [PIB], com 30% na constituição do PIB, agora tem algo em torno de 10% ou menos até", afirmou Castro à Sputnik.
"A indústria, as pesquisas, como a pesquisa médica, nuclear, a biotecnologia, engenharia, são pontos-chave para o desenvolvimento de um país. O investimento industrial permite que se melhorem todas as outras áreas, isso é central."