Maduro referiu-se especificamente ao conflito em curso com a Ucrânia. "Estavam a criar este cenário de guerra contra a Rússia, a Rússia resistiu, hoje a Rússia está em um nível econômico mais forte."
"Hoje a Rússia ganhou a guerra no campo militar, está a derrotar todo o Ocidente no campo militar", afirmou Maduro durante a transmissão.
O presidente venezuelano baseou suas afirmações em uma manchete que destacava a disposição da Rússia em buscar a paz, um sinal de uma postura diplomática e militar assertiva em meio à crescente tensão com o Ocidente.
Maduro ressaltou que a resistência russa às pressões da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e dos Estados Unidos é um fator determinante nesse cenário.
"Tenho certeza de que o presidente Putin está no comando desta situação, e ele denunciou que simplesmente não dão permissão à Ucrânia para negociar a paz e esta guerra para os EUA é insustentável", enfatizou Maduro.
O presidente venezuelano também expressou confiança na capacidade da Rússia de sustentar sua posição e continuar avançando no campo militar, destacando a determinação de Putin em defender os interesses de seu país.
Em 24 de fevereiro, a Rússia lançou uma operação militar especial no território da Ucrânia, em resposta ao pedido de ajuda das repúblicas de Donetsk e Lugansk contra a agressão de Kiev.
As autoridades russas justificaram a operação como uma medida para desmilitarizar e desnazificar a Ucrânia.