Vladimir Putin voou nesta quinta-feira (22) em um porta-mísseis estratégico Tu-160M modernizado.
O bombardeiro foi batizado de Ilia Muromets, em nome do herói do folclore russo medieval. O avião decolou da pista da fábrica de aviação S.P. Gorbunov da cidade de Kazan, Rússia.
"Este é realmente um aparelho novo, novo em muitos aspectos. O manuseio é melhor, você pode ver até mesmo a olho nu, não profissional. A confiabilidade é muito alta, o armamento. Esta é um novo avião", disse o presidente da Rússia aos repórteres após a aeronave pousar.
"O equipamento é excelente", comentou o mandatário russo, notando que o voo o deixou com boas impressões.
Na quarta-feira (21) Putin inspecionou o porta-mísseis na oficina da fábrica e subiu na cabine de comando frente ao manche.
O primeiro protótipo do Tu-160M foi criado como parte de um programa de grande escala para modernizar os sistemas de aviação de longo alcance, que está sendo realizado pela russa Tupolev, e que fez seu voo de estreia em 12 de janeiro de 2022. A aeronave iniciou um programa de testes estatais conjuntos em meados de 2023, que são realizados por equipes do Ministério da Defesa e da fabricante.
O novo Tu-160M recebeu motores modernizados, equipamentos eletrônicos e aviônicos de bordo atualizados, armas modernas e novos sistemas de controle, além de meios de guerra eletrônica.