A fim de esclarecer essas questões prementes, Dmitry Kiselev, diretor-geral do grupo midiático Rossiya Segodnya, do qual a Sputnik faz parte, encontra-se no Kremlin para uma entrevista exclusiva com o líder russo.
O discurso de Putin diante do Parlamento russo delineou uma visão da ascensão de dois blocos globais: um baseado no diálogo e na cooperação, liderado pela Rússia e por outros países; e outro liderado pelo Ocidente, caracterizado por uma retórica bélica e de dominação.
Putin também destacou a importância da Rússia como potência diplomática na construção de uma nova ordem global, apoiada em parcerias multilaterais.
Especialistas entrevistados pela Sputnik Brasil analisaram, naquele momento, os principais pontos do discurso de Putin — que ressaltaram o papel da Rússia na promoção do diálogo e da cooperação, especialmente com países africanos e asiáticos, através de organizações como o BRICS e a Organização para Cooperação de Xangai (OCX).
Tal posição tem auxiliado na busca por soluções de paz no Oriente Médio e também traz benefícios aos países da América Latina, sobretudo o Brasil, no entendimento de analistas.
A nova entrevista, que será publicada nesta quarta-feira (13), promete evidenciar questões levantadas durante o discurso de Putin, além de desafios e preocupações subsequentes.