Panorama internacional

Derrota para Biden: Suprema Corte dos EUA permite que Texas aplique lei controversa de deportação

O governador do Texas, Greg Abbott, dá entrevista coletiva no Shelby Park, em Eagle Pass, Texas, em 4 de fevereiro de 2024
A partir desta terça-feira (19), o caminho para que autoridades estaduais prendam e detenham pessoas suspeitas de terem entrado ilegalmente no território texano está aberto.
Sputnik
O movimento é resultado de uma decisão da Suprema Corte dos EUA. O tribunal estava impedindo a entrada em vigor da lei com uma suspensão indefinida emitida na segunda-feira (18), que foi anulada pela ordem desta terça-feira.
Jens Stoltenberg, secretário-geral da OTAN, discursa na sessão de abertura da Conferência de Segurança de Munique no Hotel Bayerischer Hof em Munique, Alemanha, 16 de fevereiro de 2024
Panorama internacional
Em ato de desespero, secretário-geral da OTAN apela ao Azerbaijão para fornecer assistência a Kiev

Implementação

Em dezembro do ano passado, o governador do estado americano do Texas, Greg Abbott, assinou a lei que confere à polícia estadual o poder de deter imigrantes que entram ilegalmente nos Estados Unidos. Dessa forma, qualquer agente poderá deter suspeitos de tal ação.
Segundo o projeto aprovado, uma vez sob custódia, eles podem concordar em cumprir uma ordem de um juiz estadual e deixar os EUA ou enfrentar acusações criminais por entrada ilegal, caso optem por permanecer.
A decisão é considerada capítulo importante entre os estados e a política federal de imigração no território estadunidense.
O governador, que assinou a lei em frente a um trecho do muro fronteiriço em Brownsville, pretende que exista redução no número de travessias não legalizadas.
O presidente francês Emmanuel Macron faz um discurso durante uma cerimônia para comemorar o 80º aniversário do Conselho das Instituições Judaicas Francesas no Palácio do Eliseu, em Paris, em 18 de março de 2024
Panorama internacional
Analista: ideias de Macron não têm apoio da maioria dos franceses, ele quer voltar à França imperial
A iniciativa, vista como a mais radical desde a polêmica lei do Arizona em 2010 — conhecida como "Mostre-me os seus documentos" —, pode enfrentar contestações legais, uma vez que a aplicação das leis de imigração é geralmente considerada de jurisdição federal.
Os republicanos do Texas, descontentes com a administração do presidente americano, Joe Biden, em relação à fronteira, têm desafiado cada vez mais a autoridade federal sobre a imigração.
Desde agosto de 2022, o Texas transportou mais de 65 mil migrantes para outras cidades do país e instalou arame farpado ao longo das margens do rio Grande.
Em resposta ao aumento das chegadas à fronteira, o governo federal fechou temporariamente duas passagens de fronteira ferroviárias no Texas, prejudicando o comércio antes do Natal.
Panorama internacional
Opinião negativa dos americanos sobre os EUA atinge valor recorde, cai quanto a Rússia e China
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar