A reportagem afirma que as forças de segurança localizaram os suspeitos em um apartamento no distrito de Pendik. Durante a busca foram encontrados uniformes, colete e boné de policial, walkie-talkie, coldre de arma e faca, além de materiais eletrônicos com "instruções".
"As equipes realizaram uma batida na casa onde se escondiam 'Abu Ismail', nacional do Tajiquistão identificado como o principal responsável pelo estágio avançado do plano de ataque, com o codinome Faziljon A. (37 anos), e sua ajudante, de origem quirguiz, Zulfina S. (41 anos)", diz o texto jornalístico.
Ainda segundo a matéria, eles foram interrogados na Diretoria de Combate ao Terrorismo de Istambul e levados ao tribunal. Faziljon teve a prisão decretada e Zulfina foi deportada do país.
Na semana passada, o ministro do Interior turco, Ali Yerlikaya, relatou a detenção de quase 200 suspeitos de envolvimento com o Daesh. O ministro informou anteriormente que de 1º de junho de 2023 a 25 de março foram detidos mais de 2,9 mil suspeitos de colaborar com o grupo terrorista, dos quais quase 700 tiveram a prisão preventiva decretada.
O Hurriyet, citando fontes, informou ainda que Ancara investigou dados sobre os terroristas que atacaram o Crocus City Hall, perto de Moscou, que visitaram a Turquia. Os dados foram repassados para as autoridades russas competentes, segundo o jornal turco.