Panorama internacional

Rússia e China reforçam cooperação na luta contra o terrorismo, diz Lavrov em encontro

A Rússia e a China continuarão a cooperação na luta contra o terrorismo, principalmente após o ataque terrorista ao Crocus City Hall, nas proximidades de Moscou, disse o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, nesta terça-feira (9).
Sputnik

"Agradeço à parte chinesa por suas condolências em relação ao ataque terrorista na região de Moscou em 22 de março e por apoiar a luta da Rússia contra o terrorismo. Nossa cooperação no combate ao terrorismo continuará, inclusive no quadro das instituições multilaterais", declarou Lavrov durante uma reunião com o homólogo chinês, Wang Yi.

Lavrov também lembrou que as eleições presidenciais russas no último mês ocorreram sob condições de "severa pressão externa do Ocidente e aumento dos ataques terroristas pelo regime de Kiev".

"Como vocês sabem, os bombardeios de cidades russas têm se tornado mais frequentes, resultando em vítimas civis, e foram registradas inúmeras tentativas de hackers de invadir nosso sistema eleitoral", acrescentou.

No fim de março passado, homens armados entraram à força na sala de concertos Crocus City Hall e começaram a atirar no público minutos antes do show. Na sequência, a estrutura também foi atingida por um incêndio. O atentado terrorista deixou 695 vítimas, incluindo 144 mortos, conforme o governo russo.
Os quatro principais suspeitos tentaram fugir do local em um carro, mas foram detidos e acusados de terrorismo. As autoridades russas acreditam que o plano inicial era fugir para a Ucrânia, onde os mentores do ataque tinham organizado um local de refúgio.
Panorama internacional
Visita de Lavrov à China fortalecerá ainda mais a relação com a Rússia 'apesar da pressão dos EUA'

Parceria estratégica

O ministro chinês Wang Yi sublinhou no encontro a parceria estratégica com a Rússia e ainda transmitiu novamente em nome da China as felicitações pela reeleição de Putin como presidente da Rússia com um "nível recorde de apoio".

"O apoio do povo é a fonte do progresso na Rússia. Acredito que, sob a liderança firme do presidente Putin, o povo russo tem pela frente um futuro brilhante", disse.

Segundo Wang Yi, Moscou e Pequim vão fortalecer ainda mais a cooperação estratégica na arena mundial. "Sendo um parceiro estratégico abrangente, nós iremos apoiar firmemente o desenvolvimento estável e o renascimento da Rússia sob a liderança do presidente Putin", enfatizou o ministro chinês.
Por fim, Lavrov ressaltou que as relações entre Rússia e China alcançaram um nível sem precedentes graças aos esforços de seus presidentes, Vladimir Putin e Xi Jinping, respectivamente.

"Observamos que, graças aos líderes [Putin e Xi], as relações russo-chinesas de parceria integral e cooperação estratégica atingiram um nível sem precedentes, sem exagero algum", expressou o chefe da diplomacia russa durante as negociações com seu homólogo chinês, Wang Yi.

Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar