Panorama internacional

EUA vão retirar 1.000 soldados do Níger nos próximos meses, diz mídia

Os Estados Unidos retirarão 1.000 militares norte-americanos do Níger nos próximos meses.
Sputnik
Segundo informações trazidas pelo The New York Times, o governo dos EUA notificou o governo de transição do Níger sobre o seu plano.
O vice-secretário do Departamento de Estado, Kurt Campbell, reuniu-se com o primeiro-ministro do Níger no início da sexta-feira (19) e aceitou a exigência do governo, de acordo com o The Washington Post.
A reportagem observou que esta medida transformará a postura antiterrorista dos Estados Unidos na África Ocidental.
No mês passado, um porta-voz dos militares nigerinos disse que o governo de transição do país, que assumiu o poder em julho do ano passado, pôs fim ao acordo militar com efeitos imediatos, citando os interesses do povo nigerino.
Notícias do Brasil
Expulsa do Níger, França tenta tirar vantagem em acordo nuclear com Brasil?
O Ministério do Interior do Níger disse recentemente que os Estados Unidos prometeram apresentar um plano para a "desativação" das tropas no país da África Ocidental depois de Niamey ter terminado o seu pacto militar com Washington.
A declaração foi publicada nas redes sociais depois que o ministro do Interior do Níger, Mohamed Toumba, recebeu a embaixadora dos EUA, Kathleen FitzGibbon.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Comentar