Panorama internacional

Mídia: portos do Mediterrâneo alertam sobre superlotação de armazenamento ante crise no mar Vermelho

Operadores dizem que os portos estão gravemente congestionados devido às perturbações no mar Vermelho, o que pode vir a afetar toda a cadeia de produção global.
Sputnik
De acordo com o Financial Times (FT), os portos de contêineres em todo o Mediterrâneo Ocidental estão quase em sua capacidade máxima, aumentando o risco de incremento significativo nos custos relativo à escassez de componentes especialmente para fabricantes europeus, no mais recente desafio às cadeias de abastecimento da região.
Os alertas surgem em consonância com os ataques dos houthis a navios no mar Vermelho — que se direcionam, segundo eles, apenas a embarcações com destino ou de propriedade de Israel, o que levou a um aumento no tráfego em Algeciras e Barcelona, na Espanha, e em Tânger-Med, no Marrocos.
A maioria das grandes companhias marítimas de contêineres que operam na rota Ásia-Europa redirecionou o tráfego através do cabo da Boa Esperança, em vez do canal de Suez, na sequência das hostilidades dos houthis apoiados pelo Irã. Mas os desvios forçaram o estabelecimento de novos acordos para as mercadorias que circulam entre a Ásia e os portos de Itália, Grécia e Turquia.
Depois de contornarem a África do Sul, muitos navios estão deixando contêineres em portos do lado ocidental do Mediterrâneo, como Algeciras e Tânger. A partir daí, serviços "alimentadores" de curta distância transportam mercadorias para outros terminais do sul da Europa.
Panorama internacional
Países Baixos enviam fragata para integrar missões contra os houthis no mar Vermelho
Segundo a apuração, os problemas surgem à medida que os terminais para o tratamento de automóveis acabados também sofrem graves congestionamentos, em grande parte devido a um aumento no número de veículos exportados da Ásia para a Europa e América do Norte e a um abrandamento nas vendas de veículos. Logo, quando algumas companhias descarregam contêineres nas zonas de transbordo, a movimentação sobe comprometendo a capacidade de armazenamento.
Embora Algeciras e Tânger-Med não tenham publicado estatísticas de tráfego neste ano, Barcelona registrou um aumento de 17% no movimento de contêineres em fevereiro, em comparação com o mesmo mês do ano passado.
Muitos operadores de terminais esperam que os problemas continuem enquanto os serviços permanecerem sendo redirecionados uma vez que a capacidade dos portos em Algeciras e Tânger é limitada.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar