De acordo com o decreto de 1996 "sobre os símbolos oficiais do poder presidencial e seu uso durante a posse do presidente eleito da Federação da Rússia", foram aprovados como tais o estandarte e a insígnia presidencial.
A Constituição da Rússia também havia sido aprovada como símbolo oficial, mas deixou de ser em 2000.
O estandarte do presidente da Rússia
O estandarte do presidente da Rússia, com seu brasão
© Sputnik / Anton Denisov
O estandarte, um dos símbolos oficiais, é um painel quadrado com três faixas horizontais nas cores da bandeira nacional da Rússia — branco, azul e vermelho —, com o emblema nacional russo bordado em ouro no centro. Ele também é emoldurado com franjas douradas.
No mastro há um broche de prata onde estão gravados o sobrenome, o nome e o patronímico do presidente e as datas de seu mandato. A ponta metálica do mastro tem a forma de uma lança. O exemplar original da bandeira é mantido no escritório da residência presidencial em Moscou.
A insígnia presidencial
A insígnia do presidente da Rússia, um dos símbolos oficiais
© Foto / Kremlin
Outro símbolo do poder presidencial na Rússia é a insígnia e a corrente. A insígnia de ouro é apresentada como uma cruz de rubi com extremidades que se alargam em sua parte final, com uma imagem do Escudo Nacional no centro do anverso e um medalhão redondo com o lema "Valor, honra e glória" no centro do verso.
A corrente de ouro, prata e esmalte consiste em 17 elos. Nove têm a forma do emblema do Estado e oito têm a forma de uma roseta redonda com o lema "Valor, honra e glória".
O verso dos elos da corrente é coberto por esmalte branco, onde estão gravados em letras douradas o sobrenome, o nome e o patronímico de cada presidente russo, bem como o respectivo ano de sua posse.
O chefe de Estado russo pode usar a insígnia em uma fita em torno do pescoço em ocasiões solenes e, em ocasiões comuns, pode prender uma insígnia especial na lapela.
A insígnia e sua cópia em miniatura são pessoais e permanecem com a pessoa que deixou de exercer as funções de presidente.
O exemplar especial da Constituição de 1993
Presidente russo Vladimir Putin durante cerimônia solene de posse no Kremlin, 7 de maio de 2018, Moscou
© Sputnik / Aleksandr Astafyev
O exemplar especial da Constituição russa é uma cópia única do texto oficial da Constituição da Rússia de 1993, encadernada com pele de lagarto varanus — nativos da África, Ásia e Oceania — de cor vermelha, com o Escudo da Rússia de prata e a inscrição em brocado de "Constituição da Federação da Rússia" na capa.
De acordo com a ordem do presidente russo, Vladimir Putin, de 6 de maio de 2000, o exemplar especial da Constituição russa perdeu seu status oficial como símbolo do poder presidencial do país.
Agora, ele é usado apenas por tradição em cerimônias de juramento, incluindo a cerimônia presidencial. O exemplar especial da Constituição da Rússia é mantido no Kremlin, na Biblioteca da Administração Presidencial, de onde só é retirado para uso na cerimônia de posse.