"O programa [de quebra-gelos] PSC está anos atrasado em relação ao cronograma original, sem ter atingido o nível de maturidade que exigimos antes de autorizar o início da construção", disse o subsecretário adjunto do Departamento de Segurança Interna, Randolph Alles, no Subcomitê da Câmara dos Representantes dos EUA para Transporte e Segurança Marítima.
O projeto tem sido afetado pela falta geral de experiência dos EUA em projetar e construir quebra-gelos polares. Seu principal contratante, a VT Halter Marine, tem sofrido instabilidade devido à reestruturação após sua aquisição em 2022 pela Bollinger, um estaleiro concorrente, disse Alles.
Além disso, o projeto do programa PSC é mais complexo e está demorando mais três anos do que o esperado - atrasando a entrega do navio líder em cerca de cinco anos, disse Alles.
Nesta terça-feira (7), o Escritório Governamental de Contabilidade (GAO) emitiu um novo relatório no qual concluiu que os custos do programa aumentaram em mais de US$ 2 bilhões devido a esses fatores.