Panorama internacional

Putin envia para Duma recondução de Mikhail Mishustin para o cargo de primeiro-ministro da Rússia

O presidente russo Vladimir Putin apresentou nesta quinta-feira (9) para a Duma de Estado, a câmara baixa do Parlamento da Rússia, a proposta para reconduzir Mikhail Mishustin como primeiro-ministro do país, informou o presidente do órgão, Vyacheslav Volodin.
Sputnik

"O presidente Vladimir Putin enviou à Duma de Estado a indicação de Mikhail Vladimirovich Mishustin para o cargo de chefe do governo", informou no Telegram.

Logo após a posse do presidente russo Vladimir Putin, o gabinete de ministros liderado por Mikhail Mishustin renunciou ao cargo, situação prevista na Constituição russa para a formação do novo governo. A indicação do presidente do governo será discutida em sessão plenária da Duma de Estado ainda nesta sexta (10).

Como acontece a votação do nome indicado por Putin na Duma?

Durante a discussão na Duma sobre a nomeação do primeiro-ministro, serão realizadas perguntas sobre temas como demografia, soberania tecnológica, desenvolvimento econômico e capacidade de defesa, disse o presidente da Duma de Estado da Rússia, Vyacheslav Volodin.

"É importante para nós, durante a discussão da nomeação, obter respostas para as questões de como serão abordadas as tarefas definidas pelo presidente Putin: na área da política demográfica; melhoria do bem-estar das pessoas; apoio a famílias com crianças; implementação da política para a juventude; fortalecimento da soberania tecnológica; desenvolvimento econômico e das regiões; e aumento da capacidade de defesa de nosso país", explicou.

Volodin destacou que a discussão sobre a nomeação do chefe do governo ocorrerá às 14h00 no horário de Moscou (08h00, no horário de Brasília), quando terá início a sessão plenária da Duma de Estado.

"Primeiro, Mikhail Vladimirovich Mishustin fará um discurso, depois haverá perguntas dos deputados e intervenções das bancadas políticas, após o que ocorrerá a votação sobre a aprovação do candidato ao cargo de chefe do governo", acrescentou o presidente da Duma de Estado.

Formação do novo governo russo

De acordo o com a lei, no dia da tomada de posse do chefe de Estado, como aconteceu na última terça-feira (7), o governo russo renuncia a seus poderes perante o recém-eleito presidente do país. Todos os membros do gabinete de ministros seguem cumprindo suas funções até que um novo governo seja formado.
Neste ano, o governo russo será formado pela primeira vez de acordo com as novas regras estabelecidas nas emendas à Constituição da Rússia de 2020. Anteriormente, todos os membros do gabinete ministerial eram nomeados por decretos presidenciais.
Panorama internacional
Presidente reeleito Vladimir Putin toma posse na Rússia (VÍDEOS)
Caso a candidatura de Mishustin seja aprovada pelos deputados, o chefe de Estado nomeia o primeiro-ministro para o cargo. Após a nomeação, o chefe do governo propõe candidatos para os cargos de vice-primeiros-ministros e ministros das pastas "civis". O parlamento também considerará essas candidaturas e deverá aprovar os nomes.
Já os ministros da Defesa, do Interior, da Justiça, das Situações de Emergência e das Relações Exteriores são nomeados pelo próprio presidente após consultas com o Conselho da Federação.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar