Panorama internacional

Presidente colombiano pede mandado de prisão de Netanyahu do Tribunal Penal Internacional

O presidente colombiano, Gustavo Petro, instou em um post na rede social X que o Tribunal Penal Internacional e o Conselho de Segurança da ONU tomem medidas para evitar um "genocídio" do povo palestino na cidade de Rafah, no sul da Faixa de Gaza.
Sputnik

"Netanyahu não vai parar o genocídio. O que implica um mandado de detenção internacional do Tribunal Penal Internacional. O Conselho de Segurança deve considerar a criação de uma força de manutenção da paz no território de Gaza", escreveu o líder colombiano.

Na sexta-feira (10), o gabinete de guerra de Israel aprovou uma "expansão controlada" da operação militar em Rafah, com o premiê israelense Benjamin Netanyahu se comprometendo a avançar com a ofensiva, apesar das ameaças dos EUA de reduzir a ajuda militar.
Considerado o maior campo de refugiados do mundo, Rafah, no sul da Faixa de Gaza, abriga mais de 1 milhão de palestinos desalojados pelo conflito promovido por Israel, além de quase 80 mil feridos.
Panorama internacional
Colômbia anuncia ruptura de relações com Israel devido ao genocídio em Gaza
Países pelo mundo afora, incluindo o Brasil, expressaram preocupação com as consequências da operação militar na região iniciada pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu na terça-feira (7). As próprias Forças de Defesa de Israel (FDI) anunciaram a operação na região.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Comentar