Notícias do Brasil

Acúmulo de lixo: operação em estação que fornece água em 35 bairros no RS é suspensa

Casas submersas em área de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul
Neste sábado (18), o Departamento municipal de água e esgoto (Dmae) de Porto Alegre informou que precisou suspender as atividades na estação de tratamento São João, que é responsável por fornecer água a 35 bairros da capital gaúcha.
Sputnik
De acordo com o Dmae, a paralisação foi necessária devido a um problema no sistema de gradeamento que impede a entrada de lixo na estação, especialmente devido às inundações causadas pelas fortes chuvas no início do mês.
O presidente sul-africano Cyril Ramaphosa, à direita, com o primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed Ali, durante conferência de imprensa conjunta no Union Building em Pretória, África do Sul, 12 de janeiro de 2020
Panorama internacional
Participação da Etiópia no BRICS é crucial para o país, diz legislador
A interrupção afeta aproximadamente 420 mil residentes da capital do Rio Grande do Sul.
Além disso, a Estação de Tratamento Moinhos de Vento também teve suas operações interrompidas, e o departamento tem fornecido água através de caminhões-pipa. Há expectativa de que o serviço seja restaurado até este domingo (19).

Situação no RS

As enchentes e o transbordamento de rios e lagos após fortes chuvas afetaram 461 dos 497 municípios do estado, deixando mais de 618 mil pessoas fora de casa e 154 mortos. O Rio Grande do Sul continua em alerta, visto que as previsões apontam para fortes chuvas ao longo da próxima semana, conforme noticiado.
O deputado federal Arlindo Chinaglia (PT), um dos vice-presidentes do Parlasul, o Parlamento do Mercosul, propôs usar uma verba do Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul, o Focem, que é formado a partir de contribuições dos países-membros (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) para projetos de desenvolvimento.
Apreensão em caminhão de doações, 18 de maio de 2024
Notícias do Brasil
Polícia apreende mais de 50kg de cocaína e crack em caminhão com doações para o RS (VÍDEO)
De acordo com o jornal Folha de São Paulo, o Focem tem disponíveis cerca de R$ 350 milhões. A proposta de Chinaglia é que R$ 105 milhões deste montante sejam destinados aos afetados pelas cheias no Rio Grande do Sul.
Segundo a mídia, o deputado, que é vice-presidente do Parlasul como representante do Brasil, fez a proposta ao Conselho do Mercado Comum (CMC), órgão que define as ações estruturantes do bloco.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar