"Agora, na Ucrânia está aumentando o temor de que, devido a uma situação muito ruim no front [para as Forças Armadas da Ucrânia], os russos avancem para o norte e, em seguida, por volta do outono [europeu], começará a batalha pela cidade de Zaporozhie", observou o analista.
De acordo com Mercouris, os grandes povoados que a Ucrânia controla estão começando a esvaziar, as pessoas estão saindo por causa da campanha de mobilização agressiva de Kiev. Segundo ele enfatizou, cada vez mais ucranianos se recusam a ir para o front e morrer em combate.
Além disso, o abandono das cidades pela população se deve ao fato de que elas podem se tornar um campo de batalha por causa do rápido avanço das tropas russas, opina o especialista.
Nos últimos meses, o Exército russo infligiu uma série de derrotas às tropas ucranianas na zona da operação militar especial e libertou povoados importantes como Avdeevka, Maryinka e Ocheretino, bem como um grande número de outras vilas em Donbass.
O Ministério da Defesa da Rússia informou anteriormente que os militares russos do grupo Sever (Norte) haviam avançado profundamente na defesa do inimigo e tomado várias localidades na região de Carcóvia.