Panorama internacional

Kremlin promete ação ao novo bloqueio de turistas russos na Noruega: 'Seriamente discriminatório'

Moscou considera as últimas restrições à entrada de cidadãos russos na Noruega uma decisão extremamente discriminatória que não pode ficar sem resposta, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, nesta quinta-feira (23).
Sputnik
Oslo anunciou hoje (23) que restringirá ainda mais o acesso de turistas russos ao país, bloqueando quase todas as entradas a partir de 29 de maio, informou o Ministério da Justiça do país nórdico. Exceções serão aplicadas somente aos russos que vão para a Noruega visitar seus familiares ou para fins de trabalho ou estudo.
A Noruega, membro da OTAN que compartilha uma fronteira com a Rússia no Ártico com quase 200 quilômetros, impôs pela primeira vez restrições aos vistos de turista russos em 2022, pouco depois de Moscou ter iniciado sua operação especial na Ucrânia.
Peskov disse a jornalistas que tais medidas "não podem ficar sem resposta".
"É claro que a decisão é puramente discriminatória. Não aceitamos tais decisões. Lamentamos que a liderança norueguesa tenha escolhido esta forma de piorar as nossas relações bilaterais, que já têm sido de má qualidade recentemente, e não por nossa iniciativa", afirmou.
A representante oficial do Ministério das Relações Exteriores, Maria Zakharova, disse que a Rússia não pretende barrar a entrada de cidadãos noruegueses, "mas isso não significa que não serão tomadas medidas retaliatórias", disse ela aos repórteres.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Comentar