De acordo com o governo brasileiro, os mandatários alinharam futuros acordos nos setores de agricultura, formação técnica e profissional, cultura, turismo, transporte aéreo, defesa e segurança, bem como financiamento ao desenvolvimento.
Ainda segundo o Palácio do Planalto, Talon convidou o presidente Lula para uma
nova visita a Benin. Ele destacou a importância da
cooperação técnica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para o desenvolvimento agrícola de seu país e comentou sobre o programa de cooperação já existente no
setor algodoeiro de Benin e de mais 17 países africanos.
A partir do acordo assinado nesta quinta, Lula anunciou ainda a criação de um polo cultural brasileiro na cidade beninesa de Uidá.
"Tenho certeza de que esse intercâmbio crescerá com a reabertura da Embaixada de Benin em Brasília e com a criação de um núcleo brasileiro de cooperação para todo o continente em Adis Abeba, onde estarão presentes agências como a ABC, a Embrapa e a Fiocruz [Fundação Oswaldo Cruz]", declarou o presidente brasileiro.
Talon acrescentou que o país votará uma lei para conceder a nacionalidade beninesa a todos os afrodescendentes que tenham interesse:
"Benin está convidando todos os brasileiros a descobrirem uma parte de suas origens nas terras africanas de Benin. Na nossa visão, portanto, todos os brasileiros afrodescendentes são benineses, e isso deveria ser, para eles, motivo de orgulho", afirmou.
Em agosto, o Brasil vai sediar, a convite da União Africana, a Conferência Regional da Diáspora e dos Afrodescendentes das Américas e do Caribe, em Salvador.
O protocolo de emendas ao acordo sobre serviços aéreos entre o Brasil e Benin visa oferecer segurança jurídica para empresas aéreas que vierem a operar rotas entre os dois países e prevê liberdade para a determinação de frequências aéreas bilaterais para passageiros e cargas, rotas e destinos e tarifas de transporte.
O Ministério do Turismo, da Cultura e das Artes de Benin firmou memorandos de entendimento para o estímulo da cultura e do turismo nos dois países. Com o Ministério do Turismo do Brasil, a cooperação envolve a promoção de fluxos bilaterais de turistas, de ações para o desenvolvimento de potenciais turísticos e de investimentos no setor em ambos os países.
Já o acordo com o Ministério da Cultura do Brasil estabelece um marco para dinamizar a cooperação cultural, artística, museológica, científica e patrimonial entre os países, incluindo um campo de atividades de pesquisas nos domínios do patrimônio cultural e material Vodum-Orixás.
O
Instituto Rio Branco, do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, e o Centro de Aperfeiçoamento Diplomático, do Ministério das Relações Exteriores de Benin, vão desenvolver atividades de cooperação na área de
formação de diplomatas com o intercâmbio de estudantes e professores, a promoção de seminários e eventos conjuntos e a troca de informações sobre programas de estudos.
Mais cedo, o
presidente russo, Vladimir Putin, felicitou os países africanos pelo Dia da África celebrado nesta data. Segundo ele, a data simboliza a vitória dos povos do continente
"sobre o colonialismo, a sua aspiração à liberdade, paz e prosperidade".
Além disso, Putin observou que, dentro da
União Africana, bem como em várias estruturas sub-regionais, a interação construtiva está se expandindo, sendo criados
mecanismos de resposta coletiva a conflitos locais e situações de crise, e os processos de integração estão em constante avanço.