Panorama internacional

Elevando tensões, Filipinas anunciam nova estação de sua guarda costeira em ilhas perto de Taiwan

As Filipinas construíram uma estação de guarda costeira nas ilhas do norte, perto de Taiwan, anunciou o conselheiro de Segurança Nacional filipino, Eduardo Ano, nesta sexta-feira (24).
Sputnik
O conselheiro disse que a unidade visa aumentar sua capacidade de monitorar uma área onde a China construiu maior presença militar, e que a estação, a menos de 200 quilômetros de Taiwan, melhorará o monitoramento do estreito de Luzon, uma via navegável internacional vital ao sul da ilha.
O estreito, atravessado por vários sistemas de cabos, é uma zona de trânsito para navios que se deslocam entre o mar das Filipinas e o disputado mar do Sul da China.
Ano declarou que a área ao redor da cidade de Itbayat, nas ilhas Batanes, é palco de um aumento militar da força chinesa desde 2022.

"A resposta naval correspondente à China foi observada no estreito de Luzon", disse Ano, acrescentando que a presença frequente de navios de pesquisa chineses também sublinha a importância de "garantir a paz, a estabilidade e a liberdade de navegação ao longo do estreito", afirmou o conselheiro, citado pela Reuters.

Itbayat foi um dos locais de exercícios militares conjuntos das Filipinas e dos Estados Unidos, de 22 de abril a 10 de maio, nos quais participaram mais de 16 mil soldados de ambos os lados.
Panorama internacional
EUA chegam 'mais perto' e realizam exercícios com as Filipinas em pequena ilha próxima a Taiwan
Em 2023, Manila quase duplicou o número das bases militares que as forças dos EUA podem acessar, incluindo três voltadas para Taiwan. Pequim disse que essas medidas estavam "alimentando o fogo" das tensões regionais.
O Estado chinês vê Taiwan como uma província renegada que pertence por direito à China no âmbito da política de Uma Só China. A ilha autogovernada não declarou formalmente sua independência, mas já a afirma, mantendo laços com países ocidentais, principalmente os EUA.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Comentar