Panorama internacional

Participação do yuan nas transações do SWIFT aumenta 2 vezes em 1 ano, mostram dados

O yuan conseguiu atingir seus maiores níveis de importância no sistema interbancário internacional de todos os tempos, ultrapassando os 4%, de acordo com uma análise.
Sputnik
A participação do yuan nas transações, por meio do sistema interbancário SWIFT, dobrou em abril, em comparação com o mesmo período do ano passado, chegando a 4,52%, segundo dados do sistema analisados pela Sputnik.
Ao mesmo tempo, durante o último mês, a posição da moeda chinesa se deteriorou ligeiramente. No final de março, sua participação estava em um máximo histórico para todo o período de dados, em 4,69%.
Panorama internacional
Federal Reserve: sanções à Rússia e ao yuan chinês podem afetar dólar americano
Como antes, o dólar continuou a ser a moeda mais procurada, sendo responsável por 47,31% de todas as liquidações globais por meio desse sistema. Durante o mês, o indicador da moeda praticamente não se alterou, diminuindo 0,06 pontos percentuais. Em termos anuais, a participação do dólar subiu em 4,6 pontos percentuais, após estar em 42,71% no ano anterior.
Já a participação do euro aumentou em abril, com um acréscimo de 0,62 pontos percentuais, chegando a 22,55%. A proporção se reduziu em 9,19 pontos percentuais nos últimos 12 meses, após ter estado em 31,74% das liquidações em abril de 2023.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar