Panorama internacional

Stoltenberg: OTAN deve cancelar limites ao uso de armas ocidentais pela Ucrânia para atacar Rússia

Os países da OTAN devem cancelar as restrições ao uso de armas ocidentais pela Ucrânia para realizar ataques contra instalações na Rússia, disse o secretário-geral da aliança, Jens Stoltenberg, nesta sexta-feira (24).
Sputnik
"Chegou a hora de os aliados considerarem se devem cancelar algumas das restrições que colocaram ao uso de armas que doaram à Ucrânia [...]. Especialmente agora, quando muitos dos combates estão acontecendo na região de Carcóvia, perto da fronteira, negar à Ucrânia a possibilidade de usar essas armas contra alvos militares legítimos em território russo torna muito difícil para eles se defenderem", afirmou o secretário-geral da aliança.
Stoltenberg observou que o bloco militar não está planejando enviar tropas para a Ucrânia.
Panorama internacional
Deputado do partido de Macron sugere envio de tropas da OTAN à Ucrânia para 'criar armadilha'
"Não temos nenhuma intenção de enviar tropas terrestres da OTAN para a Ucrânia porque nosso propósito [...] tem tido duas vertentes, apoiar a Ucrânia como nós fazemos, mas também garantir que não escalaremos isso para um conflito em larga escala", disse Stoltenberg.
O chefe da OTAN disse que uma guerra Rússia-OTAN deve ser evitada. A tarefa, disse ele, é "evitar que esta guerra se torne uma guerra em grande escala entre a Rússia e a OTAN na Europa."
Ele rejeitou a ideia de permitir derrubar mísseis russos sobre a Ucrânia usando sistemas de defesa antiaérea da OTAN no Leste Europeu.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Comentar