O primeiro-ministro do Reino Unido propôs no sábado (25) o serviço nacional obrigatório, informa o jornal britânico Financial Times.
"Gerações de jovens não tiveram as oportunidades ou a experiência que merecem e há forças tentando dividir nossa sociedade nesse mundo cada vez mais incerto", disse Rishi Sunak.
Segundo o plano, os cidadãos do Reino Unido com 18 anos de idade seriam obrigados a completar 12 meses de serviço nas Forças Armadas do país. Como alternativa, os jovens poderiam completar um ano de serviço comunitário, trabalhando como voluntários em um fim de semana por mês.
A proposta é a primeira da campanha política deste ano de Sunak, após ter marcado a realização de eleições nacionais para 4 de julho. Se a ideia for implementada, será a primeira vez que cidadãos no Reino Unido são mobilizados para o serviço militar desde 1960.
Uma declaração do Partido Trabalhista opositor criticou a ideia, afirmando que "isso não é um plano – é uma revisão que pode custar bilhões". Para o partido, a proposta "só é necessária porque os conservadores [do Partido Conservador britânico] reduziram as Forças Armadas até sua menor dimensão desde Napoleão", dando a entender que o líder trabalhista Keir Starmer buscaria aumentar o financiamento militar.
Os jovens adultos que optarem pelo ano de serviço militar poderão cumprir a obrigação trabalhando nas chamadas operações de defesa cibernética das Forças Armadas do Reino Unido ou ajudando ainda nas operações de resposta civil, segundo informações.
O general Patrick Sanders, chefe do Estado-Maior britânico, afirmou recentemente que a "geração pré-guerra" do Reino Unido deveria se preparar para uma possível guerra, pois seria um "empreendimento de toda a nação".