Segundo Vladimir Putin, presidente da Rússia, o Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo "tem proporcionado uma oportunidade para políticos, especialistas, empresários, cientistas e jornalistas de todo o mundo discutirem as principais tendências no desenvolvimento das economias russa e global de forma abrangente".
"Os participantes das sessões plenárias, mesas-redondas e painéis de discussão trocam opiniões sobre formas de promover a cooperação internacional, estimular o progresso científico e tecnológico e o desenvolvimento do capital humano, além de enfrentar com eficácia os desafios de nossa era", disse ele sobre a 27ª edição do evento.
"Uma parte cada vez maior da comunidade mundial é a favor da construção de um sistema justo e democrático, de relações internacionais, baseado nos princípios da igualdade genuína, da consideração dos interesses legítimos de cada um e do respeito à diversidade cultural e civilizacional dos Estados e dos povos", apontou.
São esses "os princípios que sustentam as atividades do BRICS, que a Rússia está presidindo neste ano", uma organização cujos membros já respondem por mais de um terço da economia mundial, acrescentou o presidente russo.
A Rússia está aberta ao diálogo construtivo e à interação com parceiros, e está pronta para trabalhar em conjunto de forma a enfrentar os desafios econômicos, sociais, científicos e tecnológicos de nosso tempo, afirmou Putin.
"Espero que o fórum dê início a novas iniciativas e projetos promissores, [e] que sirva para construir uma cooperação mutuamente benéfica entre nossos países e povos", reiterou o alto responsável.