Panorama internacional

Acordo de cooperação entre Brasil e Rússia promove serviço russo de satélites na América Latina

A empresa espacial russa Terra Tech, do grupo empresarial russo RKS, informou na segunda-feira (27) ter fechado um acordo com a brasileira Shamal Space para promover conjuntamente serviços russos de telemetria por satélite no mercado latino-americano.
Sputnik
A RKS, holding da agência espacial estatal russa Roscosmos, informou que vai promover com a empresa brasileira Shamal Space — que busca soluções inovadoras no setor aeroespacial — produtos e serviços de sensoriamento remoto via satélite nos mercados latino-americanos.

"Este trabalho será realizado no âmbito de um acordo de cooperação assinado em São Paulo com o apoio do Ministério de Indústria e Comércio da Rússia durante o SpaceBR Show, o maior fórum aeroespacial da região", detalhou a RKS em comunicado.

O diretor da Shamal Space, Gilberto Damasceno Jr., confirmou o início da cooperação com a Terra Tech, a qual "permitirá oferecer aos clientes da nossa região serviços geoespaciais avançados baseados em fotografias espaciais da Rússia".
O vice-diretor da Terra Tech, Maksim Boltachev, afirmou que a empresa vai trabalhar em conjunto com os colegas brasileiros para "adaptar nossas soluções às necessidades dos clientes latino-americanos" e salientou que "o acordo com a Shamal Space é um dos passos importantes na expansão da atuação internacional da empresa", garantindo que os produtos desenvolvidos para o mercado russo sejam competitivos no mercado global.
Notícias do Brasil
Chefe da Agência Espacial Brasileira analisa possibilidade de parceria com a russa Roscosmos (VÍDEO)
O empresário destacou ainda que os produtos de telemetria espacial desenvolvidos para o mercado russo "têm demanda de clientes estrangeiros devido ao seu nível de automação e tecnologias de processamento de imagens espaciais".
A infraestrutura tecnológica da cooperação das empresas vai ser construída com base na plataforma Pixel.AI, que se destina a recolher, analisar e apresentar automaticamente produtos analíticos baseados em imagens de satélite. A arquitetura modular da plataforma permite montar diversas soluções automáticas de diferentes finalidades e complexidades para uma tarefa específica a partir de unidades de processamento prontas existentes.
De acordo com a agência AK&M, a atual linha de produtos da plataforma é customizada para tarefas agrícolas e pode ser usada para inventariar terras cultivadas, determinar a dinâmica de desenvolvimento das culturas e identificar riscos potenciais de perda de culturas, uma tecnologia que poderia atender às necessidades e demandas do setor agropecuário brasileiro.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar