Os militares russos realizaram 25 ataques conjuntos com armas de alta precisão contra alvos ucranianos em uma semana, anunciou na sexta-feira (31) o Ministério da Defesa da Rússia.
"De 25 a 31 de maio deste ano, as Forças Armadas da Federação da Rússia realizaram 25 ataques conjuntos com armas de alta precisão, incluindo mísseis hipersônicos Kinzhal e veículos aéreos não tripulados, em resultado dos quais foram atingidos: postos de comando, instalações de infraestrutura de aeródromos militares, instalações de defesa antiaérea, arsenais, bases de combustível, oficinas de produção e locais de armazenamento de lanchas não tripuladas e drones de ataque", disse o ministério.
"Além disso, foram atingidos locais de destacamento temporário de unidades das Forças Armadas da Ucrânia, formações nacionalistas e mercenários estrangeiros", continuou ele.
O agrupamento de tropas Zapad (Oeste) libertou nesse período as localidades de Berestovoe e Ivanovka, na região de Carcóvia, e, junto com o agrupamento Sever (Norte), foi responsável pela eliminação de até 4.050 efetivos ucranianos, além de ter bloqueado 31 contra-ataques deles.
Além disso, ambos destruíram 88 veículos militares, dez lançadores múltiplos de foguetes Bastion, Grad e Vampire e 59 peças de artilharia de campanha.
Já os agrupamentos Yug (Sul), Vostok (Leste) e Tsentr (Centro) aniquilaram na República Popular de Donetsk (RPD) cerca de 6.850 militares adversários, e foram impedidas 37 tentativas de avanço ucranianas.
Eles ainda aniquilaram 113 veículos militares, 94 peças de artilharia de campanha, 19 depósitos de munição das tropas ucranianas e um sistema lançador múltiplo de foguetes Grad.
Além disso, "45 militares ucranianos se renderam como prisioneiros de guerra".
"As forças de aviação e defesa antiaérea [russas] abateram: dois aviões MiG-29 e dois Su-27 da Força Aérea da Ucrânia, 14 mísseis tático-operacionais ATACMS fabricados nos EUA, 17 bombas aéreas guiadas Hammer fabricadas na França, seis mísseis antirradar HARM fabricados nos EUA, seis mísseis antinavio Neptun, 58 foguetes Himars fabricados nos EUA, Vampire fabricados na República Tcheca e Olkha, além de 312 veículos aéreos não tripulados", detalhou ainda o órgão militar.