Notícias do Brasil

Paz entre Ucrânia e Rússia e em Gaza é tema de conversa telefônica entre Lula e premiê espanhol

O reconhecimento por parte da Espanha do Estado palestino e a importância das negociações de paz entre a Ucrânia e a Rússia e em Gaza são temas que estiveram no centro da conversa telefônica entre o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, nesta segunda-feira (3).
Sputnik
De acordo com o Palácio do Planalto, Sánchez telefonou para Lula nesta manhã e os líderes também conversaram sobre a vitória da presidente eleita do México, Claudia Sheinbaum.
Notícias do Brasil
'Apoiamos uma conferência que seja reconhecida tanto pela Ucrânia quanto pela Rússia', diz Lula
A nota presidencial acrescenta que o mandatário brasileiro parabenizou seu homólogo pela decisão de permanecer no cargo e desejou sorte nas eleições do Parlamento Europeu, que serão realizadas de 6 a 9 de junho.
Mais cedo, Lula defendeu o diálogo direto entre a Rússia e a Ucrânia. Ele ressaltou, em coletiva de imprensa no Palácio do Planalto, que uma conferência de paz deveria ser reconhecida por ambos os lados, em referência à cúpula que ocorre na Suíça nesta semana para discutir uma fórmula de solução para o conflito, convocada pela Ucrânia e sem a participação da Rússia.
Segundo noticiou a Folha de S.Paulo, as declarações foram dadas em conversa com jornalistas no Palácio do Itamaraty, em Brasília (DF), logo após Lula se reunir com o presidente da Croácia, Zoran Milanović. Na conversa, Lula também abordou a questão palestina e tornou a lamentar a morte de Michel Nisembaum, o único refém brasileiro levado pelo Hamas para Gaza.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar