O tempo já está correndo para o início do SPIEF, que acontece desde 1997 e em 2024 terá como tema principal o Fundamento do Mundo Multipolar — Formação de Novos Pontos de Crescimento.
Agenda SPIEF 2024
Os participantes vão se concentrar na multipolaridade baseada em centros emergentes de crescimento global.
Haverá discussões sobre como o governo, as empresas e a sociedade podem trabalhar em conjunto para garantir o desenvolvimento sustentável dos países, em linha com as suas prioridades nacionais.
O programa de negócios do SPIEF 2024 consiste em quatro áreas temáticas: "Transição ao Modelo Multipolar da Economia Mundial"; "Economia da Rússia: Metas e Objetivos do Novo Ciclo"; "Tecnologias Garantidoras da Liderança"; e "Sociedade Saudável, Valores Tradicionais e Desenvolvimento Social — Prioridades do Estado".
O programa compreenderá mais de dez diálogos empresariais, incluindo os relacionados à União Econômica Eurasiática (UEE); à Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN, na sigla em inglês); e aos intercâmbios entre Rússia e África; Rússia e América Latina; Rússia e China; Rússia e África do Sul; e outras reuniões bilaterais.
O programa inclui mais de 150 sessões temáticas com mais de mil palestrantes e moderadores.
As discussões proporcionarão uma visão sobre o lugar e o papel da Rússia na ordem mundial multipolar emergente. Os participantes discutirão também as condições necessárias para o desenvolvimento das relações internacionais e novos pontos de crescimento, novos líderes econômicos que possam oferecer uma alternativa aos tradicionais centros de influência.
Em declarações a jornalistas, Anton Kobyakov, assessor do presidente e vice-presidente e secretário-executivo do Comitê Organizador do SPIEF, elogiou o fórum como "uma plataforma que abre espaço para discussões do mais alto nível, escalando ideias, decisões e iniciativas em todas as esferas da vida pública".
Tela mostra a programação dos ônibus que vão para o local do evento do SPIEF 2024, na praça de Santo Isaac, em São Petersburgo. Rússia, 3 de junho
© Sputnik / Aleksei Danichev
De acordo com uma nota do site do SPIEF, "ao longo dos últimos 26 anos, o fórum consolidou o seu status como um evento internacional líder centrado em questões-chave da agenda econômica global, proporcionando uma plataforma para os participantes trocarem melhores práticas e conhecimentos no interesse da sustentabilidade e do desenvolvimento".
Presença do presidente Vladimir Putin
O SPIEF é realizado sob os auspícios do presidente da Federação da Rússia desde 2005. Neste ano, o presidente Vladimir Putin fará um discurso no evento em 7 de junho, dia em que também vai cumprimentar "autoridades internacionais", segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.
Anteriormente, Putin emitiu uma nota aos organizadores e participantes na qual destacou que "por mais de um quarto de século, o fórum proporcionou uma oportunidade para políticos, especialistas, líderes empresariais, acadêmicos e profissionais de mídia de todo o mundo manterem discussões aprofundadas sobre as principais tendências de desenvolvimento econômico na Rússia e no mundo", afirmou.
O presidente acrescentou que os participantes nas sessões plenárias, nas mesas-redondas e nos painéis de discussão do fórum trocam opiniões sobre formas de "promover a cooperação internacional e incentivar o progresso científico e tecnológico, bem como lidar de forma eficaz com os desafios que nós [a comunidade internacional] enfrentamos".
Vladimir Putin, presidente da Rússia, na sessão plenária do SPIEF 2023, em 16 de junho
© Sputnik / Aleksei Kudenko
Putin classificou o principal tema do SPIEF 2024 (Fundamento do Mundo Multipolar — Formação de Novos Pontos de Crescimento) como "altamente relevante e significativo".
Segundo o mandatário russo, "uma parte cada vez maior da comunidade mundial é a favor da construção de um sistema justo e democrático de relações internacionais, baseado nos princípios da igualdade genuína, da consideração dos interesses legítimos de cada um e do respeito à diversidade cultural e civilizacional dos Estados e dos povos".
O presidente expressou a confiança de que o SPIEF 2024 "vai impulsionar iniciativas e projetos novos e promissores, promovendo a cooperação mutuamente benéfica entre os nossos países e povos".
Autoridades e palestrantes durante a edição de 2023 do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo (SPIEF, na sigla em inglês), em 17 de junho
© Sputnik / Mikhail Kireev
Líderes mundiais no SPIEF 2024
Altos funcionários deverão participar do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, incluindo o ministro das Relações Exteriores da Hungria, Peter Szijjarto; o presidente da República da Srpska, Milorad Dodik; e os presidentes da Bolívia e do Zimbábue, Luis Arce e Emmerson Mnangagwa, respectivamente.
Também estarão presentes o ministro turco da Energia e Recursos Naturais, Alparslan Bayraktar, e o primeiro-ministro da República Centro-Africana, Felix Moloua.
Omã terá o status de "convidado honorário" no evento, o que deverá dar um forte impulso às relações comerciais e econômicas entre a nação do Golfo e a Rússia, segundo Anton Kobyakov.