Panorama internacional

Fórum de São Petersburgo: mundo multipolar será tema central; o que mais estará no radar do evento?

Mais de 17 mil participantes de 130 países já confirmaram presença no Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo (SPIEF, na sigla em inglês), evento empresarial russo anual para o setor econômico. Neste ano, o SPIEF será realizado entre os dias 5 e 8 de junho.
Sputnik
O tempo já está correndo para o início do SPIEF, que acontece desde 1997 e em 2024 terá como tema principal o Fundamento do Mundo Multipolar — Formação de Novos Pontos de Crescimento.

Agenda SPIEF 2024

Os participantes vão se concentrar na multipolaridade baseada em centros emergentes de crescimento global.
Haverá discussões sobre como o governo, as empresas e a sociedade podem trabalhar em conjunto para garantir o desenvolvimento sustentável dos países, em linha com as suas prioridades nacionais.
O programa de negócios do SPIEF 2024 consiste em quatro áreas temáticas: "Transição ao Modelo Multipolar da Economia Mundial"; "Economia da Rússia: Metas e Objetivos do Novo Ciclo"; "Tecnologias Garantidoras da Liderança"; e "Sociedade Saudável, Valores Tradicionais e Desenvolvimento Social — Prioridades do Estado".
O programa compreenderá mais de dez diálogos empresariais, incluindo os relacionados à União Econômica Eurasiática (UEE); à Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN, na sigla em inglês); e aos intercâmbios entre Rússia e África; Rússia e América Latina; Rússia e China; Rússia e África do Sul; e outras reuniões bilaterais.
O programa inclui mais de 150 sessões temáticas com mais de mil palestrantes e moderadores.
As discussões proporcionarão uma visão sobre o lugar e o papel da Rússia na ordem mundial multipolar emergente. Os participantes discutirão também as condições necessárias para o desenvolvimento das relações internacionais e novos pontos de crescimento, novos líderes econômicos que possam oferecer uma alternativa aos tradicionais centros de influência.
Em declarações a jornalistas, Anton Kobyakov, assessor do presidente e vice-presidente e secretário-executivo do Comitê Organizador do SPIEF, elogiou o fórum como "uma plataforma que abre espaço para discussões do mais alto nível, escalando ideias, decisões e iniciativas em todas as esferas da vida pública".
Tela mostra a programação dos ônibus que vão para o local do evento do SPIEF 2024, na praça de Santo Isaac, em São Petersburgo. Rússia, 3 de junho
De acordo com uma nota do site do SPIEF, "ao longo dos últimos 26 anos, o fórum consolidou o seu status como um evento internacional líder centrado em questões-chave da agenda econômica global, proporcionando uma plataforma para os participantes trocarem melhores práticas e conhecimentos no interesse da sustentabilidade e do desenvolvimento".

Presença do presidente Vladimir Putin

O SPIEF é realizado sob os auspícios do presidente da Federação da Rússia desde 2005. Neste ano, o presidente Vladimir Putin fará um discurso no evento em 7 de junho, dia em que também vai cumprimentar "autoridades internacionais", segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

Anteriormente, Putin emitiu uma nota aos organizadores e participantes na qual destacou que "por mais de um quarto de século, o fórum proporcionou uma oportunidade para políticos, especialistas, líderes empresariais, acadêmicos e profissionais de mídia de todo o mundo manterem discussões aprofundadas sobre as principais tendências de desenvolvimento econômico na Rússia e no mundo", afirmou.

O presidente acrescentou que os participantes nas sessões plenárias, nas mesas-redondas e nos painéis de discussão do fórum trocam opiniões sobre formas de "promover a cooperação internacional e incentivar o progresso científico e tecnológico, bem como lidar de forma eficaz com os desafios que nós [a comunidade internacional] enfrentamos".
Vladimir Putin, presidente da Rússia, na sessão plenária do SPIEF 2023, em 16 de junho
Putin classificou o principal tema do SPIEF 2024 (Fundamento do Mundo Multipolar — Formação de Novos Pontos de Crescimento) como "altamente relevante e significativo".

Segundo o mandatário russo, "uma parte cada vez maior da comunidade mundial é a favor da construção de um sistema justo e democrático de relações internacionais, baseado nos princípios da igualdade genuína, da consideração dos interesses legítimos de cada um e do respeito à diversidade cultural e civilizacional dos Estados e dos povos".

O presidente expressou a confiança de que o SPIEF 2024 "vai impulsionar iniciativas e projetos novos e promissores, promovendo a cooperação mutuamente benéfica entre os nossos países e povos".
Autoridades e palestrantes durante a edição de 2023 do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo (SPIEF, na sigla em inglês), em 17 de junho

Líderes mundiais no SPIEF 2024

Altos funcionários deverão participar do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, incluindo o ministro das Relações Exteriores da Hungria, Peter Szijjarto; o presidente da República da Srpska, Milorad Dodik; e os presidentes da Bolívia e do Zimbábue, Luis Arce e Emmerson Mnangagwa, respectivamente.
Também estarão presentes o ministro turco da Energia e Recursos Naturais, Alparslan Bayraktar, e o primeiro-ministro da República Centro-Africana, Felix Moloua.
Omã terá o status de "convidado honorário" no evento, o que deverá dar um forte impulso às relações comerciais e econômicas entre a nação do Golfo e a Rússia, segundo Anton Kobyakov.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar